cie

Sobre o CIE



O Centro de Inteligência Epidemiológica (CIE) foi implantado pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e contou com o apoio da Organização Panamericana de Saúde.

Com atividades iniciadas em março de 2022 no Centro de Operações Rio, nossos objetivos envolvem: inovar na elaboração de informações em saúde para a tomada de decisões e contribuir para proteção da saúde da população carioca.

O desenvolvimento dos produtos no CIE tem como diferencial a utilização da Epidemiologia e a aplicação de técnicas estatísticas para elaboração de informações. Investimento em recursos tecnológicos para minimizar o tempo de processamento de dados é uma premissa entre nossos técnicos.

Acreditamos no potencial da integração de diversas fontes de dados e utilização de ferramentas de transformação, preparação e visualização de dados como formas de alcançar informações diferenciadas para apoio à gestão do Sistema Único de Saúde. A partir disso, vislumbra-se apoiar a identificação precoce de alterações no padrão de ocorrência de agravos e organizar de forma robusta as ações de preparação e resposta às futuras Emergências de Saúde Pública a serem enfrentadas no MRJ.

Nossa equipe é composta por profissionais comprometidos com os princípios do SUS. Nossos valores incluem: ética, transparência, proteção e confidencialidade dos dados e cooperação.